quinta-feira, 29 de abril de 2010

Nissan eléctrico (LEAF)




LEAF
A Nissan apresentou a sua primeira viatura eléctrica, o "Leaf", que será comercializada a partir de 2010, possivelmente com baterias produzidas na fábrica que a marca vai instalar em Portugal.
O exterior do "Leaf" foi dado a conhecer na inauguração da nova filial da Nissan, em Yokohama, pela mão do presidente da marca, Carlos Ghosn, acompanhado pelo primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi. O "Leaf" "abre uma nova era da indústria automóvel", disse o Carlos Ghosn na cerimónia de apresentação.
"O 'Leaf' é totalmente neutro para o ambiente: não tem escape, nem nenhum mecanismo que queime gasolina, apenas a calma e eficiência energética dos 'packs' de baterias de iões de lítio feitas por nós", acrescentou
Ghosn.
A viatura de tamanho médio, com um desenho semelhante aos veículos da mesma categoria de motor de combustão, vem equipada com uma bateria de iões de lítio capaz de cumprir 160 quilómetros sem necessitar de carregamento, segundo a Nissan.
As baterias para este novo modelo vão ser fabricadas em Portugal e Inglaterra, os dois países escolhidos para a instalação de fábricas.
O fabricante japonês prevê que o novo carro eléctrico seja comercializado a partir do final de 2010 no Japão, Europa e Estados Unidos, estando até lá concluídos os acordos com vários países para a instalação de uma rede de abastecimento de base eléctrica para as baterias dos veículos.
No plano negociado entre a Nissan e o Governo português, além da fábrica de baterias, que pode ficar em Estarreja ou Sines, está incluído um projecto-piloto com o objectivo de criar uma rede de abastecimento de veículos eléctricos.
A produção em massa do "Leaf" está prevista para 2012 e, a longo prazo, a Nissan quer lançar uma gama completa de veículos eléctricos.
Os preços continuam a ser desconhecidos, mas a Nissan prevê que rondem os mesmo valores dos veículos da mesma categoria movidos a gasolina.


Sem comentários:

Enviar um comentário